O Motor Junkers L-5G 310 HP foi utilizado no Junkers F-13 que é a primeira aeronave de transporte totalmente metálica do mundo, projetada e produzida pelo fabricante alemão de aeronaves Junkers. Produzido logo após o fim da Primeira Guerra Mundial , era um monoplano de asa cantilever com acomodação fechada para quatro passageiros e cabine aberta de dois lugares.

O serviço aéreo regular com os Junkers F-13 na VARIG começou em abril de 1932, quando a aviação comercial era verdadeiro pioneirismo em território nacional. Nessa época não havia banheiro nas aeronaves e nem serviço de bordo. Os Junkers pousar perguntar tanto na grama como em terra, na época os campos de aviação eram simplesmente áreas demarcadas, sem qualquer balizamento. Os voos eram marcados por turbulências, pois a aeronave voava baixo e o alto barulho dos motores. Neles, os cintos de segurança foram usados pela primeira vez. O voo era todo visual, seguindo referências no solo, onde ajudava muito o nome das cidades escritas nos telhados das estações ferroviárias. Quando as condições ambientais impediram a navegação por contato, o voo prosseguiu quase às cegas: os pilotos subiam e se orientaram por uma bússola e um relógio de bolso.

O PP-VAF foi batizado de Livramento e o PP-VAG de Santa Cruz, homenagem as duas comunidades em que esses aviões operaram por longos anos.